segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Um futuro para os cães de rua

Nesta semana, o programa Com a Câmara na Cidade mostra o trabalho de solidariedade de quem resgata cães de rua na capital gaúcha. A equipe da TV Câmara acompanhou a vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) a uma clínica veterinária na zona sul de Porto Alegre. O estabelecimento é parceiro dos cuidadores de animais e costuma receber, inclusive, casos urgentes. Foi o que aconteceu com o Raposa (foto abaixo), há cerca de um ano e meio. Ele foi encontrado pela própria vereadora após um atropelamento. Depois de uma cirurgia ortopédica, ele se recupera na clínica à espera da adoção.

 

Antes mesmo de se tornar parlamentar, Lourdes Sprenger luta pelo atendimento aos animais de rua. Ela foi uma das apoiadoras para a criação da Secretaria Municipal dos Direitos Animais (SEDA). O órgão funciona desde 2011, mas ainda enfrenta dificuldades no tratamento de cães abandonados e na criação de políticas públicas para o controle dessa população. Para exemplificar o trabalho paralelo feito por associações civis, a vereadora foi até a Vila Areia, na zona norte da capital. Lá, um grupo de cuidadoras forma a Vila dos Peludos, uma rede de assistência para recuperar cachorros e disponibilizá-los para adoção.

As cuidadoras organizam brechós, feiras e outros eventos para angariar recursos para os cuidados veterinários. Mas, em geral, acabam arcando com a maioria dos custos e levam os animais para casa enquanto não conseguem encaminhá-los para uma família. A residência que o programa visitou, na Vila Areia, reúne cerca de 12 cães à espera de adoção.


Saiba mais sobre a situação dos cães de rua de Porto Alegre no Com a Câmara na Cidade. O programa vai ao ar hoje às 20h30min. Confira também os horários de reprise:
- terça-feira: 20h
- quarta-feira: 21h30min
- quinta-feira: 21h
- sexta-feira: 21h30min

Poliana Pasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário